Eu amo costurar

Eu amo costurar

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Sobre o algodão.

    Para conhecer melhor o vestuário é bom começar com o estudo do pano que é o mais comum e mais há muitos anos:O Algodão. O pano  feito de algodão é usado no vestuário em geral,nas roupas de cama,mesa,banho,meias,sapatos,cortinas,velas de barcos,barracas,etc.
Para sabermos de onde vem o pano de algodão,basta pensar no material com que se cuida dos machucados.De onde vem?Vem de uma planta,o algodoeiro,que cresce em todos os lugares de clima quente do mundo.O algodoeiro é um arbusto que depois de dois meses de plantação,cobre-se de flores.A flor murcha em três dias e cai.Em seu lugar nasce um pequeno fruto verde,a cápsula,dentro da qual existem pelo menos 30 sementes.Cada semente está envolvida por fibras brancas,pequenas e finas,quase do tamanho do seu dedo.Quando a cápsula fica madura,ela se abre e as fibras aparecem.Quando maiores,quanto mais brancas e mais finas forem as fibras,mais bonito será o algodão.

Artigos
                             O tecido de algodão obtido é de cor amarelada e é chamada pano cru ou americano,mas depois ele recebe tratamentos para ficar branco e limpo.Depois pode ser tingido,estampado,bordado,etc.
     Nem todos os tecidos de algodão se parecem;eles podem ser lisos como a popelina,felpudo como toalha de banho,peludo como veludo,extravagante como filó,tecidos finos como o organdi ou grossos como a lona.
  É bom  saber que o tecido de algodão veste os homens,as mulheres e crianças do mundo inteiro.Nos países quentes é mais usado em panos leves e frescos.Nas regiões frias é usado em pano grosso e acolchoado.O pano de algodão é confortável e deixa a pele respirar.Quando a pessoa soa,o pano de algodão absorve o suor.
Podemos comparar os seguintes panos:
100% algodão
-Jeans (sarja)
-pano felpudo (toalha de banho).
-chita de algodão
-veludo de algodão
-malha de algodão
-americano cru
Não adianta ter quantidade de roupa de boa qualidade,se não soubermos como conservá-la.
Na próxima postagem vou trazer como pregar botões.Me aguarde!
Bjs 

3 comentários:

  1. amiga Lada, como vc fez para colocar o codigo que não apareceu a imagem, somente o código todo, extranho né, se não der certo, vc pode inserir a imagem como estava antes, ok? ai para compensar, vc coloca outras coisas em lugares diferentes, abraços e tenha um dia de PAZ

    ResponderExcluir
  2. Oi Lada
    Adorei as dicas! Se eu tivesse mais tempo costurava também, as vezes faço alguma coisinha como fechar almofadas, costurar barrinhas, eu adoro!! Tenho uma máquina de costura que minha mãe me deu e é meu xodó!!
    Um ótimo dia pra você!!
    Márcia

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela visita amiga Márcia!E volte sempre.Com carinho.Bjs da Lada

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita,e volte sempre!Bjs da Lada

Minha lista de blogs